Aldeias de Xisto
27 Aldeias de Xisto
As aldeias todas juntas formam bonitos cenários e dão requinte ao nosso país. Conheça-as em família e leve também os amigos consigo, todo o ano!
Escondidas entre serras de vegetação frondosa, as aldeias de xisto são um dos nossos segredos mais bem guardados, mas que os seus habitantes, prazenteiros e afáveis, gostam de ajudar a desvendar.
Neste mundo mágico, onde as horas passam mais devagar, vivem populações acolhedoras com tempo para receber bem quem os visita. E para partilhar as suas histórias, artes e tradições. Como gostamos de saborear as suas iguarias gastronómicas, confecionadas segundo receitas que passam de geração em geração! Ou de trazer connosco uma peça de artesanato em linho ou madeira em que os artesãos colocam todo o seu saber.
Este território preservado também tem castelos que parecem sair de contos de fadas emergindo na neblina, ou monumentos e museus que testemunham como era a vida há muitos anos atrás.
Mas muito do seu encanto está na Natureza pura. Nas praias fluviais de água cristalina onde podemos passar momentos de descontração. E nas florestas para descobrir a pé seguindo os “Caminhos do xisto”, ou os trilhos de bicicleta definidos pelos Centros de BTT de acordo com vários níveis de dificuldade, que disponibilizam também apoio aos praticantes. Há ainda outras alternativas para os desportistas mais radicais como a canoagem, escalada, rappel e slide.
Chamadas do xisto, por ser esta a pedra usada na construção das casas e a mais abundante na região, as 27 aldeias distribuídas por 16 Municípios do Pinhal Interior, na Região Centro de Portugal num território de enorme beleza e que oferece infinitas possibilidades de lazer. Espalham-se pelas Serras da Lousã e do Açor, até perto da Serra da Estrela.
O território das Aldeias do Xisto está dividido em quatro Unidades Territoriais, refletindo as várias tonalidades desta rocha, também usada nos pavimentos das ruas estreitas e sinuosas, misturam-se de forma perfeita nas cores da paisagem natural, nem sempre sendo fácil distingui-las. Mas vale a pena tentar.
Serra da Lousã | Serra do Açor | Zezêre | Tejo-Ocreza | ||
Comece a sua viagem junto à fonte de água da aldeia de Sobreira Formosa, a 10 km do Centro Geodésico de Portugal, o verdadeiro centro do país; ou comece mais a norte, na Aldeia das Dez, a admirar a paisagem de cada miradouro da aldeia enquanto saboreia um licor de medronho.
As aldeias todas juntas formam bonitos cenários e dão requinte ao nosso país. Conheça-as em família e leve também os amigos consigo, todo o ano!
Como chegar ás Aldeias de Xisto
Ao longo dos últimos anos, os 27 núcleos foram alvo de um programa de requalificação que permitiu às aldeias adquirir potencial humano de desenvolvimento, transformando-se em pólos de atracção turística dinâmicos que permitem a criação de uma nova base económica que passa, nomeadamente, pela recuperação das tradições, pela valorização do património arquitectónico construído, pela dinamização das artes e ofícios tradicionais e pela defesa e preservação da paisagem em que se enquadram.
Este importante trabalho nunca perdeu de vista aquilo que era o seu principal objectivo: melhorar a qualidade de vida das populações das aldeias, elevando os seus níveis de auto-estima, qualificando o seu tecido social e agregando-as num processo participativo de desenvolvimento que é, antes de mais, seu.
Para melhor organizar a sua viagem consulte as ofertas de atividades e de alojamento que as Aldeias do Xisto têm para si.
Não deixe de …
- relaxar nas praias fluviais das aldeias do xisto
- experimentar desportos radicais na Serra da Lousã
- passear a pé pelos caminhos do xisto
- provar o cabrito estonado, os maranhos e as tigeladas
- admirar a queda de água da Fraga da Pena e os penedos de Góis
- trazer ervas aromáticas e para chá
- sentir emoções fortes percorrendo os trilhos de btt
A conhecer:
- Xisto na Serra da Lousã
- A encosta oeste da Serra da Lousã
- Aldeias de Góis
- Ao longo do Rio Zêzere
- Em plena Serra do Açor
- Do Rio Alva à Serra da Estrela
- Xisto na Naturtejo