Home » Algarve, Praias Maritimas

Praias do Algarve

2.360 views Não Commentado

Dos longos areais protegidos por falésias douradas às pequenas baías aninhadas entre rochedos, o Algarve tem praias para todos os gostos. Em comum oferecem a certeza de umas férias perfeitas ao sol.

Praia da Arrifana

Praia da Arrifana

E quais são os ingredientes desta oferta? O clima ameno, que conta com a presença do sol cerca de 300 dias por ano. O mar de águas límpidas, quase sempre tépidas e tranquilas. E as areias, finas e brancas, um convite irrecusável à descontração, num gesto tão simples como estender a toalha ao sol para ganhar um bronzeado invejável, ou brincar a construir castelos à beira-mar na companhia dos mais pequenos.

Da costa sudoeste perto de Aljezur até ao extremo leste junto a Vila Real de Santo António são cerca de 200 quilómetros de praias muito diversas entre si. A maior parte tem boas condições de segurança e qualidade reconhecida pela bandeira azul da Europa, com equipamentos que garantem o desporto e a diversão. Muitos são areais de grande beleza que oferecem cenários idílicos para momentos românticos, e outros ficam perto de locais de animação noturna, procurados por aqueles que não dispensam música e dança nas férias. Mas também há praias quase desertas, em que a natureza se preserva num estado praticamente selvagem.

Há um grande número de praias acessíveis a pessoas com dificuldades de locomoção e muitas têm mesmo equipamentos que permitem que todos usufruam dos banhos de mar. E também há praias reservadas aos naturistas, e outras que por serem pouco frequentadas têm áreas em que essa prática é tolerada.

Praia do Burgau

Praia do Burgau

As praias mais inexploradas estão na Costa Vicentina, em contraste com a zona central, entre Lagos e Faro, onde se encontram areais cosmopolitas, consequência da maior densidade de oferta hoteleira, que inclui muitos resorts de alta qualidade. O Parque Natural da Ria Formosa é uma reserva de sossego, uma área de águas plácidas recortadas por ilhas, canais e lagoas, que marca a transição para leste, onde os mares são mais quentes e suaves e os areais muito extensos.

Quase todas as praias possuem restaurantes e bares para descansar e tomar um refresco quando o sol está a pique, saborear o peixe fresquíssimo da região ou ficar a apreciar o entardecer, com o sol a esconder-se nas águas do mar. O remate perfeito para um dia bem-passado.

Informações úteis:

– As praias do Algarve são na sua maioria vigiadas e possuem bandeiras com indicação do estado do mar (verde, amarela e vermelha) e da qualidade da água e das areias (Bandeira azul).

– Grande parte possui concessionários que disponibilizam o aluguer de toldos, esteiras ou cadeiras bem como equipamento para praticar desportos de mar e ar, bem como esplanadas onde se pode saborear uma bebida ou até uma refeição.

– Existem também praias identificadas com o galardão de “Praia acessível” com acessos para pessoas com mobilidade reduzida, estando muitas delas dotadas de equipamentos que permitem que todos desfrutem dos banhos de mar.

Conteúdos relacionados:

ALGARVE: PRAIAS DE UM EXTREMO AO OUTRO DA COSTA

A costa algarvia começa em pleno Parque Natural da Costa (…)

COSTA VICENTINA

Designada por Costa Vicentina, a faixa de litoral entre (…)

Booking.com