Amarante
A cidade de Amarante situa-se nas margens do rio Tâmega, um dos principais afluentes do rio Douro, e junto à serra do Marão e serra da Aboboreira.
Foi na serra da Aboboreira que terão surgido os primeiros povos que por aqui permaneceram. No entanto, esta região só começou a ganhar importância e visibilidade depois da chegada de São Gonçalo (1187-1259), nascido em Tagilde, Guimarães, que aqui se fixou depois de peregrinar por Roma e Jerusalém – a construção da ponte sobre o Rio Tâmega, é atribuída a este santo. Amarante torna-se assim o centro de peregrinações e a região foi aumentando.
No Século XVI, D. João III manda construir um Mosteiro – o Mosteiro de São Gonçalo, que fica sobre a capela e junto à ponte sobre o Rio Tâmega, onde segundo a lenda São Gonçalo terá vivido e foi sepultado.
O comércio e os serviços fazem-se sentir em maior relevo na cidade de Amarante e em Vila Meã, que são os dois principais núcleos urbanos do concelho. Mas a agricultura, presente em todas as freguesias, é a principal atividade económica – da qual se destaca a produção de vinhos verdes.
A construção civil e a transformação de madeiras, são também setores de alguma importância na região. O turismo é uma área em desenvolvimento, dadas as características ambientais e patrimoniais do concelho.
No artesanato, o destaque vai para o barro negro de Gondar, as rendas, os bordados, a cestaria, as mantas e as meias de lã.
Na gastronomia destaca-se o cabrito assado no forno e a vitela maronesa, acompanhados pelo vinho verde da região. Na doçaria conventual destacam-se ainda os papos de anjo, as lérias, os bolos de S. Gonçalo, os foguetes e as brisas do Tâmega.
Amarante está muito ligado ao rio Tâmega e às serras do Marão e da Aboboreira – à natureza. Há por isso, um chamamento à prática das várias atividades ao ar livre e de manutenção física, como o montanhismo, a canoagem, o parapente, os passeios em guigas (pequena embarcação), as gaivotas, a caça, a pesca, a natação, o golfe, o campismo, o desfrutar das praias fluviais e do parque aquático.
Algumas figuras ilustres ganharam destaque fora destas paragens, não só a nível nacional como internacional, tais como Teixeira de Pascoaes – escritor e poeta, Amadeo de Souza-Cardoso – pintor, Agustina Bessa-Luís – escritora, António Carneiro – pintor, António Cândido – orador e político, entre outros políticos ou atletas de alta competição.
A visitar:
- Igreja e Convento de São Gonçalo
- Igreja de São Domingos e Museu de Arte Sacra
- Igreja de São Pedro
- Ruínas do Convento de Santa Clara
- Ponte de São Gonçalo
- Casa da Calçada
- Solar dos Magalhães
- Parque Florestal de Amarante
- Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso
- Casa de Pascoaes
- Mosteiro de Travanca
- Mosteiro de Freixo de Baixo
- Serra do Marão
Actividades:
- Ecopista da Linha do Tâmega
- Parque Aquático de Amarante
- Campo de Golfe de Amarante
Festas e Romarias:
- Festas de São Gonçalo (Festas do Junho), no 1º fim-de-semana de Junho
- Procissão dos diabos, a 24 de Agosto
Booking.com