Home » Aldeias de Montanha, Cadafaz

Cadafaz

1.545 views Não Commentado
Cadafaz

Cadafaz

ConcelhoCelorico da Beira
DistritoGuarda

Esta povoação está assente a meia encosta dum monte, o Planalto Beirão, ramificação da Serra da Estrela, na margem esquerda do rio Mondego, podendo já incluir-se na região serrana que se distingue sobremaneira da do Vale do Mondego, distanciando 12 Km da sede do concelho.

Assim descreve a poesia:
Cadafaz está no meio
De Vale d’Azares e Prados
Rapa e Souto Moninho
São os guardas dos dois lados.

Inserida na região da Serra da Estrela, Cadafaz é uma das 22 freguesias de Celorico da Beira, mergulhada no centro do concelho e circundada pelas freguesias da Rapa, Prados,Salgueirais, Vide-Entre-Vinhas e Vale de Azares. Servida pela Estrada Municipal nº557, que a liga a Celorico da Beira e Lajeosa do Mondego, daqui se pode chegar à Rapa e Prados.

Sobre a origem do toponímio Cadafaz, paira a incerteza. Contudo, dizem os antigos, que provavelmente terá resultado do facto de os primeiros habitantes conhecedores da arte de carpintaria, e aproveitando os castanheiros existentes, construíram cada um a sua própria casa, tendo contribuído para gerar o comentário pelas terras vizinhas: “cada um faz”… Derivando daí o nome do lugar. Outra hipótese explicativa relaciona o nome com o vocábulo homógrafo do idioma malhorquino, que designa andaimo, armação de madeira, tribuna ou cadafalso. A origem Provençal do referido idioma confere alguma veracidade á hipótese e talvez haja analogia entre o Cadafaz português e o Cadafaz malhorquino.

O Cadafaz, outrora curato, pertencente ao Padroado Real, tinha a sua Igreja edificada num local diferente do actual, no sítio das Hortas, tendo sido posteriormente transladada para o actual lugar, devido a uma praga de formigas que invadiam o sacrário. Enquanto a Igreja estava a ser reconstruída, o seu espólio religioso foi albergado na Igreja da Rapa.
Hoje a freguesia de Cadafaz tal como muitas outras do concelho, coabita com a ausência de população jovem, vendo as suas casas e ruelas povoadas por pessoas idosas.

Os activos da freguesia retiram da construção civil, duma agricultura de subsistência e da pastorícia, o sustento familiar. Esta última, é talvez a actividade mais importante da freguesia, pois contam-se aproximadamente 800 ovelhas distribuídas por 12 rebanhos, as quais produzem matéria-prima para a produção artesanal do tão conhecido – Queijo da Serra da Estrela.

As oliveiras, são hoje, as árvores que predominam na paisagem, ocupando um pouco o espaço que outrora pertenceu aos castanheiros e seus reconhecidos soutos.

Festividades

  • Festa de S. Sebastião (2º Domingo de Agosto)

Infraestruturas sociais desportivas e culturais

  • Sede de Junta de freguesia
  • Campo de Futebol de Cadafaz
  • Locais a visitar
  • Igreja Matriz
  • Fonte de Belém
  • Vista panorâmica (Souto Moninho)

  

Booking.com