Home » Serra da Estrela

Cascalheiras

717 views Não Commentado
Cascalheiras | Serra da Estrela

As cascalheiras de crioclastia no concelho de Manteigas encontram-se nas zonas de contacto entre a formação geológica de Malpica do Tejo e a formação do granito de Manteigas.

Estas  cascalheiras  correspondem a corneanas que se desenvolveram por metamorfismo de contacto nos metassedimentos devido à proximidade  com o granito.

Como o nome indica são zonas onde podemos encontrar grandes quantidades de cascalho xistoso com rochas maioritariamente de pequena e média dimensão a rondar os 20/50 centímetros de diâmetro e algumas de grandes dimensões encontram-se em toda a zona de contacto desde a estrada florestal de Leandres, até à encosta de São Lourenço.

Nos locais onde as cascalheiras são mais densas não encontramos vegetação. Devido à grande acumulação de rochas não é possível a acumulação de solo. Estes locais são visíveis  a alguma distância devido à sua dimensão, tanto na  região de Leandres como na encosta de São Lourenço o castanheiro é a espécie predominante em redor das cascalheiras.

Bibliografia

Guia Geológico e Geomorfológico do Parque Natural da Serra da Estrela.