Home » Calendario

Dia dos Namorados (Dia de São Valentim)

10 Fevereiro 2022 2.226 views Não Commentado

Dia dos Namorados, ou Dia de São Valentim, celebra-se a 14 de Fevereiro.

Mais romântico do que o amor que está no ar nesta altura é a origem dessa comemoração, a mais romântica do ano.

O Dia dos namorados, em Portugal, é celebrado no dia da morte de um bispo chamado Valentim, por isso, a data é conhecida como o Dia de São Valentim.

No Brasil, por exemplo, o Dia dos namorados é comemorado no dia 12 de junho, véspera de Santo António, que é conhecido como o santo casamenteiro.

São Valentim e a Origem do Dia dos Namorados

A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador romano Cláudio II proibiu os casamentos, pois acreditava que os combatentes solteiros tinham melhor desempenho nas batalhas.

Um bispo da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte.

Segunda a lenda, enquanto estava preso, Valentim teria ficado muito amigo da filha do carcereiro, que era cega e, por milagre, a moça ficara curada da cegueira.

Executado no dia 14 de Fevereiro do ano de 269, a data deu origem ao dia dos namorados. Mas, antes de morrer, Valentim conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões, os chamados “valentines”.

Diversos países do mundo, tal como Portugal, Espanha e Argentina, comemoram o Dia dos namorados no Dia de São Valentim (Valentine s Day, em inglês).

Nesse dia, além da troca de presentes, os namorados costumam sair para jantar e preparar surpresas um para o outro.

Inspire-se com as palavras mais lindas e coloque na mala da sua amada ou, por exemplo, no casaco do seu amado, uma linda mensagem de amor.