Home » Bragança, Museus, Monumentos e Sítios

Domus Municipalis

525 views Não Commentado
Domus Municipalis - Bragança

Domus Municipalis

A Domus Municipalis é um exemplo único no país da arquitetura civil românica e o ex-libris de Bragança. Com a forma de um pentágono irregular, é composto por uma cisterna abobadada sobreposta por uma galeria ampla com janelas em redor, que se identificou como o local de reunião dos homens-bons do concelho. Muito se tem discutido sobre a datação, sem haver certezas, mas considera-se que o séc. XIII é a data provável de construção da parte superior, podendo a cisterna ser anterior.

É singular também pelo material utilizado, a pedra, que foi uma das razões da sua conservação até aos nossos dias. Este tipo de estrutura civil era habitualmente feito de madeira pois nem o poder municipal nem o Estado tinham meios para financiar obras civis deste género.

Em termos decorativos, de salientar a escultura notável dos frisos utilizando o imaginário românico. O interior, amplo, é corrido por uma bancada ao longo das paredes e na face de maior extensão abrem-se duas portas. As janelas têm moldura lisa, exceto sete, que são decoradas com uma arquivolta e ornatos em forma de estrela. A cobertura, um telhado de cinco águas, foi colocada no séc. XX durante uma grande campanha de restauro.

Acessibilidade

Percurso acessível até à entrada:
  • Total
Circulação acessível no espaço interior:
  • Total

  
Booking.com