Home » * Faro............ [Distrito]

Faro

2.618 views Não Commentado
Cabo de São Vicente - Sagres

Cabo de São Vicente – Sagres

Faro é o distrito português que apresenta a maior costa marítima ao longo de um distrito, a costa algarvia, que se estende ao longo de mais de 150 quilómetros, desde a fronteira com Espanha, até à costa Vicentina, a Oeste.

Coincidente com a província tradicional do Algarve, limita a norte com o distrito de Beja, a leste com Espanha, e a sul e a oeste com o Oceano Atlântico. A Sede de distrito, localiza-se na cidade de Faro e a população do Algarve, é de cerca de 451 005 habitantes ( censos 2011), numa área de 4960 Km2.

O nome Algarve, deriva da palavra árabe “Al-Gharb”, que significa o Ocidente. A cultura árabe teve um contributo muito grande na arquitectura da região.

Todo o distrito, é extenso e com um clima mediterrânico, oferecendo temperaturas agradáveis durante todo o ano, sendo que no distrito, encontram-se algumas das praias mais bonitas da Europa.

O distrito, apresenta um vasto património histórico-cultural, onde se destaca a arquitectura das casas caiadas com chaminés de beleza inigualável, os campanários das igrejas e os museus, que revelam excertos dos antepassados do povo algarvio.

Em todo o território do Algarve, podem-se visitar museus, igrejas, fortes e castelos da história de Portugal, entre os quais, se destacam o Castelo de Silves, o Castelo de Alcoutim e o Castelo de Aljezur.

A região do Algarve, que corresponde ao distrito de Faro, foi até 1910, ano da proclamação da República em Portugal, considerado como um Reino de Jure, um título honorífico, utilizado ao longo dos séculos pelos respectivos monarcas, mas nunca se diferenciando do resto de Portugal, do ponto de vista governativo.

Os monarcas portugueses foram coroados ao longo dos séculos com o título de “Rei de Portugal e do Algarve “, até 1471, e a partir da mesma data, como como “Rei de Portugal e dos Algarves”, tendo permanecido até 1910.

O distrito, teve uma importância muito grande nos descobrimentos portugueses, a partir da vila de Sagres, que na primeira metade do século XIV tornou-se o núcleo da expansão marítima portuguesa, recebendo estudiosos e navegantes de diferentes nacionalidades, sob a iniciativa do Infante D. Henrique. De Sagres, partiram no Século XV, as primeiras viagens de descobertas, igualmente sob a orientação do Infante D. Henrique.

A capital de distrito, é Faro, o ponto de chegada e de partida da grande maioria dos respectivos visitantes, apresentando uma dinâmica que transcende a sazonalidade do Verão ou do Inverno.

Faro, dispõe de todo um conjunto de infra-estruturas modernas, dividindo-se essencialmente, em duas partes distintas: Uma zona antiga, com uma tradição de pesca e de pessoas que viviam do mar e a mais recente, caracterizada por novos espaços urbanos, que surgiram nas últimas décadas.

Além de um grande legado histórico, existem, um leque de praias e de ilhas, na área envolvente do Parque Natural da Ria Formosa, que se estende ao logo de 60 Kms, desde o concelho de Vila Real de Santo António ao concelho de Loulé.

A região algarvia, é também conhecida pelas suas praias e serras, onde se podem efectuar caminhadas, bem como pelos os seus programas de diversão e os campos de golfe, que se estendem por toda a região de grande projecção turística, desenvolvida ao longo das últimas décadas.

Caracterizado por uma extensa variedade gastronómica, destacam-se no distrito, o peixe e o marisco, tendo a sua maior expressão em receitas da região, como as sopas de peixe, as caldeiradas e as cataplanas.

São de realçar igualmente, os choquinhos e lulinhas em toda a região do Algarve, a sardinha assada de Portimão, os carapaus, igualmente de Portimão, o bife de atum de Tavira, o polvo de Santa Luzia, ou ainda, as conquilhas, o ligueirão, as ostras da Baleeira, de Alvor e da Ria Formosa e as ameijoas.

Existem na região, doces algarvios provenientes de frutos, como os de amêndoa, de laranja, de figo, e os morgados, os dom rodrigos e licores que provêm de aguardentes, como o medronho da serra, e a amêndoa amarga, para provar gelada.

Visitar FARO

Albufeira

Distrito de Faro | Região do Algarve

O distrito de Faro fica situado no sul de Portugal, ocupando todo o Algarve.

Limita a norte com o distrito de Beja, a leste com Espanha, a sul e oeste com o Oceano Atlãntico.

Sendo o 10º maior distrito português, ocupa uma área de 5000 km2.

Localização do distrito de Bragança

Distrito de Aveiro Distrito de Beja Distrito de Braga Distrito de Bragança Distrito de Castelo Branco Distrito de Coimbra Distrito de Évora Distrito de Faro Distrito da Guarda Distrito de Leiria Distrito de Lisboa Distrito de Portalegre Distrito do Porto Distrito de Santarém Distrito de Setúbal Distrito de Viana do Castelo Distrito de Vila Real Distrito de Viseu Região Autónoma dos Açores Região Autónoma da Madeira