Home » * Leiria................ [Distrito]

Leiria

2.420 views Não Commentado

Castelo de Leiria

Castelo de Leiria

O distrito de Leiria, dividide-se entre as províncias tradicionais da Beira Litoral e da Estremadura, limitando a norte com o distrito de Coimbra, a leste com o distrito de Castelo Branco e com o distrito de Santarém, a sul com o distrito de Lisboa e a oeste com o Oceano Atlântico.

Leiria nasceu da Collipo romana, um povoado fundado no século I a.C, que terá existido na colina de São Sebastião, nas proximidades de Andreus, aldeia na freguesia da Barreira, concelho de Leiria. A geografia de Leiria é marcada pelas praias extensas e serras de paisagens invulgares.

Leiria desempenhou um importante contributo na história dos Descobrimentos Portugueses, uma vez que foi na sua área que foi plantado o Pinhal de Leiria, do qual, as suas madeiras serviram muita da construção naval, que permitiu as caravelas portuguesas navegarem para outros continentes. A plantação do Pinhal, foi iniciado no reinado de D. Afonso III, no século XIII e foi posteriormente itensificado , com o Rei D. Dinis, entre 1279 e 1325.

O Pinhal de Leiria, teve igualmente grande importância noutras ocasiões, como nos séculos XVIII e XIX, em que a expansão industrial e o aumento demográfico trouxeram a necessidade de produzir carvão de madeira, tanto para alimentar os fornos das indústrias metalúrgicas e de vidro tão importantes na região centro do país, como para o aquecimento das populações.

Das zonas florestais existentes na região, destacam-se o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, onde a paisagem é dominada pelo calcário, o que lhe imprime uma invulgar beleza e o Pinhal de Leiria , mandado plantar pelo Rei Afonso III, sendo uma das maiores zonas naturais da região centro.

Neste distrito, demarcam-se também o Mosteiro de Alcobaça, um dos maiores exemplos da arquitectura gótica portuguesa e o Mosteiro da Batalha, o mais importante símbolo da Dinastia de Avis, entre 1385 e 1582.

No distrito, demarca-se igualmente, a Marinha Grande, conhecida pela sua indústria vidreira e que proporciona excelentes passeios pela Rota do Vidro e demarca-se também, as zonas de Peniche e da Nazaré, que atraem inúmeros visitantes ao longo do ano.

O distrito de Leiria, oferece uma vasta gastronomia tradicional, entre carnes, peixes e doçaria. Na zona costeira, os frutos do mar são a base da gastronomia local, com magníficas sopas de marisco, grelhados de peixe fresco e caldeiradas suculentas, bem como o bacalhau.

VISITAR LEIRIA

Leiria (Vista do Castelo)

Leiria (Vista do Castelo)

Distrito de Leiria | Região Centro

O distrito de Leiria fica situado no litoral-centro de Portugal. Na anterior classificação de Províncias pertencia a Beira Litoral.

Limita a norte com o distrito de Coimbra, a leste com os distritos de Santarém e Castelo Branco, a sul com o distrito de Lisboa e a oeste com o Oceano Atlântico.

Sendo o 13º maior distrito português, ocupa uma área de 3500 km2.

Localização do distrito de Leiria

Distrito de Aveiro Distrito de Beja Distrito de Braga Distrito de Bragança Distrito de Castelo Branco Distrito de Coimbra Distrito de Évora Distrito de Faro Distrito da Guarda Distrito de Leiria Distrito de Lisboa Distrito de Portalegre Distrito do Porto Distrito de Santarém Distrito de Setúbal Distrito de Viana do Castelo Distrito de Vila Real Distrito de Viseu Região Autónoma dos Açores Região Autónoma da Madeira

Distrito de Leiria | MapaO distrito de Leiria está subdividido nos concelhos de: Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Pedrógão Grande, Peniche, Pombal e Porto de Mós.