Mesão Frio
A vila de Mesão Frio fica situada na margem direita do rio Douro a cerca de 40 Km da sua capital de distrito – Vila Real e a Sul desta. Surgiu devido à criação de uma albergaria que dava apoio aos viajantes que por ali passavam. Este povoado terá surgido por volta do séc. III, quando por estas terras passava uma das mais importantes vias de comunicação do Império Romano.
O primeiro foral foi atribuído no ano de 1152, por D. Afonso Henriques e a povoação que já tinha algum relevo, levou ao aparecimento de algumas das atuais freguesias que fazem parte do concelho.
Conhecida como a “Porta do Douro” – por ter sido aqui que se colocaram os primeiros Marcos Pombalinos, o primeiro a 9 de Outubro de 1758, esta é a região vinícola mais antiga do mundo – A Região Demarcada do Douro. Estes Marcos tinham como objetivo a demarcação de imóveis de interesse público – as Feitorias.
As vinhas e a produção de vinhos são o “motor” da economia local, mas o clima mediterrâneo auxilia também a produção frutícola como figos, cerejas, laranjas e ameixas.
Mesão Frio tem paisagens muito interessantes, que são um excelente cartaz turístico para qualquer forasteiro. Entre miradouros e várias igrejas dispersas pelas freguesias do concelho, passando pela Câmara Municipal, que era o Convento Franciscano do Varatojo datado do séc. XVIII, este concelho tem muito para apreciar.
A visitar:
- Igreja Matriz de São Nicolau
- Convento de São Francisco / Igreja Matriz de Santa Cristina
- Miradouro de São Silvestre
- Marcos Pombalinos do Séc. XVIII
- Arcas Tumulares Românicas
- Igreja Matriz de Barqueiros
- Pelourinho de Barqueiros
- Castro de Cidadelhe
- Moinhos Tradicionais da Praia Fluvial do Rio Teixeira
- Ponte (Romana) dos Martinhos
- Igreja Matriz de Vila Marim
- Igreja Matriz de Cidadelhe
- Igreja Matriz de Oliveira
- Igreja Matriz de Vila Jusã
- Várias Capelas
Festas e Romarias:
- Festas Concelhias, de 22 de Julho a 24 de Julho
- Feira de Santo André, de 29 de Novembro a 8 de Dezembro