Temos um conjunto de lojas com grandes descontos! Comprove na nossa página informação!

Explore todas as lojas disponíveis e consiga descontos pelas suas compras. O melhor preço online.

Lojas OnLine |/| Hoteis Voos Rent-a-Car |/| Cirtcuitos e Serviços de Turismo |/| Hosting Serviços Software


Home » Serra da Estrela

Moreias e Blocos Erráticos

465 views Não Commentado

Moreias e Blocos Erraticos – Serra da Estrela

As Moreias são vestígios glaciares, formadas por depósitos de sedimentos que foram depositados pela língua do glaciar devido à fusão do gelo. Em alguns casos os sedimentos cobrem totalmente o glaciar (caso dos glaciares negros). Os sedimentos são mais densos na parte inferior do glaciar devido à menor espessura do gelo.

Podemos encontrar vários vestígios morénicos, na parte lateral do glaciar, em zonas de encontro de duas línguas glaciárias. Os depósitos morénicos podem variar entre blocos de grandes dimensões a pequenos detritos com apenas alguns centímetros de diâmetro.

Os blocos erráticos são blocos de grandes dimensões arrastados pelo glaciar e depositados ao longo do seu curso. Estes blocos, assim como as moreias são marcos do avanço e recuo da língua glaciária. Podemos encontrar blocos com estriamentos, devido à erosão do gelo ou fraturas, resultantes da ação da colisão com outros blocos. Encontram-se vários vestígios de moreias na região, como a moreia do Espinhaço de Cão e na região da Nave de Stº António, em redor do Poio do Judeu que é o maior bloco errático existente na Serra da Estrela. Encontram-se ainda outros blocos como o Poio do Leão junto ao mercado Municipal em Manteigas.

Bibliografia

Guia Geológico e Geomorfologico do Parque Natural da Serra da Estrela.