Parque Natural do Tejo Internacional
Parque Natural do Tejo Internacional
Áreas Protegidas
O Tejo é o maior rio que atravessa Portugal. Nasce em Espanha e percorre um longo trajeto até atingir o território português, onde faz a fronteira entre os dois países numa extensão de 50 kms que foram classificados como Parque Natural, seguindo depois o seu caminho até à foz, perto de Lisboa (Oeiras).
O Parque Natural abrange parte dos concelhos de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, numa zona de transição gradual entre as montanhas do Centro de Portugal e as planícies do Alentejo. Aqui encontram-se vales profundos, com encostas abruptas de grande efeito cénico junto ao Rio Tejo e seus afluentes (Pônsul, Erges e Aravil), onde nidificam algumas das 154 espécies de aves inventariadas neste Parque. Esta zona é excelente para a observação de aves podendo-se avistar colónias de cegonhas-pretas (símbolo do Parque), águias e bufos reais. Se procura um turismo mais ativo, tem outras opções como os percursos pedestres ou em BTT, a escalada ou a canoagem.
A diversidade deste património natural de excecional valor deve-se à coexistência harmoniosa com as atividades humanas, como a agricultura e a pastorícia. Os produtos regionais são de excelente qualidade, destacando-se o mel puro, o azeite, o pão caseiro ou os queijos, fabricados segundo técnicas tradicionais, que poderá adquirir diretamente ao produtor.
Caraterísticas e Serviços
Roteiros sinalizados
Área do parque : 27.968 ha.
Altitude : Máx – 383 m; min – 120 m