Penedono
Penedono é uma vila no distrito de Viseu – que dista a cerca de 68 Km desta, formando um concelho de dimensões modestas com cerca de 3.000 habitantes. Penedono situa-se na margem esquerda do grande rio nortenho – o Douro.
As primeiras civilizações que por aqui ficaram, deixaram vestígios que ainda hoje são bem visíveis em todo o concelho. Os Dólmens ou Antas, são disso um exemplo. Estes monumentos têm cerca de 6.000 anos e foram utilizados durante vários séculos. Também alguns Menires são por aqui encontrados, ao contrário do que é habitual no Norte de Portugal.
As sepulturas escavadas na rocha, estão datadas aproximadamente no período compreendido entre o século V e XI. Estas necrópoles estão espalhadas um pouco por todo o concelho.
O sincelo, que por estas terras é muito frequente, dadas as temperaturas baixas que por aqui se fazem sentir no Inverno, é o congelamento das gotas de água nos telhados das casas ou nos ramos das árvores. Para as populações locais, este fenómeno é “normal” e até existe um grupo de cantares com o mesmo nome – Sincelo.
O concelho, na sua maioria, vive principalmente da colheita da castanha. Tendo entre outros mercados o dos E.U.A. como seu maior cliente.
A gastronomia é rica em tudo o que a terra dá, tendo especial atenção às castanhas. Os pratos tradicionais como o bacalhau ou o polvo, passando pela carne, são autênticas iguarias que perduram no tempo. A matança do porco, realizada nos meses frios de Inverno, continua a ser uma tradição não só de cariz confraternizador das populações, mas também de sustento das mesmas.
A visitar:
- Castelo de Penedono (datado em cerca do ano 900)
- Centro de Interpretação de Penedo
- Lagar de Azeite
- Necrópoles Megalíticas
- Menires
- Sepulturas escavadas na rocha
- Cova da Moura
- Monte Airoso
- Serra do Reboledo
- Calçada Romana de Britelo
- Calçada Romana de São Pedro
- Calçada Romana da Quinta do Vale de Outeiro
- Estação Romana – Tapada do Vento
- Inscrição Rupestre – Rodelas
- Marcadouro ou Mercadoura – Britelo
- Núcleo Populacional – Casteidal
- Pelourinho de Penedono
- Pelourinho do Souto
- Solar dos Freixos
- Igreja de São Pedro
- Igreja de Santa Quitéria
- Igreja de São Miguel
- Igreja de Santa Cruz
- Igreja de São Sebastião
- Igreja de Nossa Senhora da Assunção
- Igreja de Nossa Senhora do Pranto
- Igreja de Santa Margarida
- Capelas (várias dispersas por todo o concelho)
Festas e Romarias:
- Feira de São Pedro, a 29 de Junho
- Romaria de Santa Eufémia, a 15 e 16 de Setembro