Home » Braga, Museus, Monumentos e Sítios

Santuário de Nossa Senhora do Sameiro

1.118 views Não Commentado
Santuário da Sra do Sameiro

Santuário da Sra do Sameiro

Um dos mais visitados locais de culto mariano.

Implantado no cimo do monte com o mesmo nome, e situado a 566 metros de altitude, o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro é um dos locais de culto mariano mais visitados em Portugal, proporcionando uma vista privilegiada sobre a cidade de Braga. Todos os anos atrai muitos devotos, especialmente durante as peregrinações do primeiro domingo de junho e do último terceiro de agosto.

A sua fundação deve-se a Martinho Silva, presbítero da arquidiocese de Braga, que dinamizou o culto mariano neste local a partir da década de sessenta do século XIX. Construído ao longo de várias décadas, o complexo religioso integra, entre outros elementos, o recinto para a missa campal, a Casa das Estampas, a Casa do Reitor, a Capela do Santíssimo Sacramento, a igreja principal, a cripta e a ampla escadaria monumental, no topo da qual se encontram os monumentos do Sagrado Coração de Jesus e da Nossa Senhora da Conceição.

No altar-mor pode admirar-se o sacrário de prata e a imagem da padroeira, feita em Roma pelo escultor Eugénio Maccagnani e trazida para o local em 1880. Ao longo do século XX o santuário tem sido enriquecido com obras de arte que testemunham diferentes sensibilidades estéticas e religiosas: na cripta encontra-se um conjunto de painéis de azulejo concebidos por Querubim Lapa; no presbitério foi pintado, entre 2005 e 2006, um grande painel da autoria de Oscar Casares; e, mais recentemente, Clara Meneres foi responsável pelas quatro grandes esculturas dos arcanjos São Miguel, São Rafael e São Gabriel, acompanhados pelo Anjo Custódio da Pátria.

A 8 de dezembro de 2004, o papa João Paulo II concedeu ao santuário a Rosa de Ouro, distinção atribuída pelos pontífices a personalidades, santuários, igrejas ou cidades em reconhecimento por serviços relevantes prestados à Igreja ou para bem da sociedade.

Contactos
  • Av. Nossa Senhora do Sameiro, 44
    4715-616 Braga
  • Telefone: +351 253 675 130

Horários

  • Inverno: segunda-feira a sábado: 7h30 – 17h30, domingos 06h30 – 17h30;
  • Verão:    segunda-feira a sábado: 07h30 -19h00, domingos 06h30 – 19h00.

   

   

Booking.com