Home » Braga, Museus, Monumentos e Sítios

Santuário do Bom Jesus do Monte

1.135 views Não Commentado
Santuário do Bom Jesus do Monte - Braga

Santuário do Bom Jesus do Monte

Para chegar ao Santuário do Bom Jesus, você pode ir a pé, de carro ou até mesmo pegar o bonde vertical, uma impressionante obra de engenharia do século XIX. Este foi o primeiro do género a ser instalado em Portugal em 1882 e continua a utilizar o seu sistema hidráulico para abastecer a encosta de 300 metros em apenas 3 minutos.

A igreja foi mandada construir mais tarde (1784) por Carlos Amarante que lhe conferiu um desenho neoclássico de inspiração italiana, que integra harmoniosamente a paisagem do norte de Portugal.

A escadaria que leva ao topo contém 17 patamares adornados com fontes simbólicas, estátuas alegóricas e outras decorações de estilo barroco com temas como a Via Sacra, os Cinco Sentidos, as Virtudes, Moisés recebendo os Mandamentos e, no topo, os oito figuras bíblicas que contribuíram para a condenação de Jesus. Qualquer visita deve contemplar a vista do fundo da Escada. Olhando para cima, observam-se as fontes ornamentadas de granito nos vários patamares e o contorno branco em forma de cálice sobre o qual a própria igreja “assenta”.

No interior da igreja espaçosa e sombria a atenção vai para as pinturas de Pedro Alexandrino (séc. XVIII). Junto à Igreja, encontra-se o Museu da Confraria com o seu acervo de peças religiosas e a sua Biblioteca fundada em 1918.

Contatos

   

   

Booking.com