Home » * Setubal............ [Distrito]

Setubal

2.597 views Não Commentado

Troia

O distrito de Setúbal encontra-se localizado, maioritariamente, na Região de Lisboa e de Setúbal, na Costa Atlântica, a sul do Rio Tejo e com 4 dos seus 13 concelhos integrados na Região do Alentejo.

A Baía de Setúbal, pertence, desde 14 de Novembro de 2002, ao Clube das Mais Lindas Baías do Mundo, devido às qualidades e valores patrimoniais, ambientais e culturais de que dispõe.

O distrito de Setúbal apresenta zonas de grande interesse turístico e paíisagístico, sendo de salientar a Serra da Arrábida, o monumento do Cristo-Rei, em Almada, as praias da Costa da Caparica, a aldeia piscatória de Sesimbra, o portinho da Arrábida, as Ruínas Romanas de Miróbriga, em Santiago do Cacém, a Vila Nova de Santo André e a Península de Tróia.

Destaque ainda para a Igreja e Convento de Jesus, o Castelo de São Filipe, Forte de Santiago do Outão, Forte de Albarquel e as Muralhas de Setúbal.

A capital de distrito, é Setúbal, cidade que se situa na foz do Rio Sado, inserida na denominada Costa Azul, sendo uma importante zona portuária e de comércio. Uma das suas principais actividades da cidade, é a pesca, com um centro histórico cuidado, zonas de comércio tradicional e ruas pedonais.

A identidade gastronómica da região, afirma-se nos pratos de peixe, entre os quais, merecem destaque, o choco frito, a feijoada de choco, a caldeirada, a sopa do mar e a espetada de tamboril. Existem igualmente uma variedade de pratos de peixe assado, como a sardinha e o carapau, o linguado, o salmonete, bem como a amêijoa, o camarão e a santola.

Na doçaria, destaca-se o queijo de Azeitão, considerado um dos grandes queijos portugueses, os esses de Azeitão, os queijinhos doces e as tortas.

A nível cultural, destacam-se no distrito, a Feira de Sant’iago, exposição que existe há mais de quatro séculos, continuando a ser a principal exposição do género na região, que junta o artesanato aos divertimentos, bem como espectáculos musicais e o Festroia, Festival Internacional de Cinema de Setúbal, existente desde 1985, sendo uma das mais importantes manifestações culturais portuguesas.

Os maiores símbolos históricos de Setúbal, são Luisa Todi, a meia soprano portuguesa mais conhecida de todos os tempos, nascida em Setúbal, em 1753 e o poeta Manuel Maria Barbosa du Bocage, nascido igualmente em Setúbal, em 1765.

Visitar SETUBAL

Setubal

Distrito de Setubal | Região de Lisboa

O distrito de Setúbal fica situado no litoral-sul de Portugal. Na anterior classificação de Províncias pertencia a parte norte a Estremadura e o restante ao Baixo Alentejo.

Limita a norte com os distritos de Lisboa e Santarém, a leste com os distritos de Évora e Beja, a sul com o distrito de Beja e a oeste com o Oceano Atlântico.

Sendo o 8º maior distrito português, ocupa uma área de 5000 km2.

Localização do distrito de Setubal

Distrito de Aveiro Distrito de Beja Distrito de Braga Distrito de Bragança Distrito de Castelo Branco Distrito de Coimbra Distrito de Évora Distrito de Faro Distrito da Guarda Distrito de Leiria Distrito de Lisboa Distrito de Portalegre Distrito do Porto Distrito de Santarém Distrito de Setúbal Distrito de Viana do Castelo Distrito de Vila Real Distrito de Viseu Região Autónoma dos Açores Região Autónoma da Madeira

Distrito de Setubal | MapaO distrito de Setúbal está subdividido nos concelhos de: Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Grândola, Moita, Montijo, Palmela, Santiago do Cacém, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sines.