Home » Museus, Monumentos e Sítios, Porto

Torre dos Clérigos

914 views Não Commentado
Torre dos Clérigos - Porto

Torre dos Clérigos

A Igreja dos Clérigos é uma genuína obra barroca de meados do séc. XVIII, concebida por Nicolau Nasoni, arquitecto de origem italiana que deixou a sua marca em muitos monumentos do Porto e da região norte de Portugal. Nasoni encontra-se sepultado, a seu pedido, numa pequena capela.

Toda a frontaria do templo mostra uma decoração barroca muito interessante, que vale a pena apreciar no detalhe. O interior em granito e mármore e revestido de talha barroca revela igualmente a mestria do seu arquitecto. Na capela-mor, destaca-se um retábulo policromado de Manuel Porto.

Mas o elemento mais marcante deste conjunto é a Torre construída em pedra de granito que se ergue a partir do topo ocidental do corpo da igreja. Inconfundível ex-libris da cidade e extremamente esbelta nos seus 75m de altura, a Torre desenvolve-se em lances ritmados que terminam num coroamento de decoração barroca.

Em 1917, a Torre dos Clérigos foi escalada com sucesso por dois acrobatas espanhóis, Puertullanos, pai e filho, perante enorme multidão que se apinhava à sua volta. Uma proeza que, olhando para a Torre, parece inacreditável.

Uma escada interior (225 degraus) permite o acesso ao topo, onde se pode admirar uma das mais belas panorâmicas do Porto.

   

A conhecer

   
Booking.com