Reserva Natural da Serra da Malcata
O principal motivo que levou à criação da Reserva Natural da Serra da Malcata foi a preservação do lince-ibérico e do seu habitat. Este felino que corre perigo de extinção é uma espécie endémica da Península Ibérica. O seu tamanho é bastante menor do que os linces eurasiáticos e a característica mais marcante é o tufo de pelos negros, em formato de pincel, no topo das orelhas triangulares. Para viver, ele prefere locais tranquilos cobertos de vegetação densa e rasteira, longe das populações onde pode caçar livremente coelhos-bravos e lebres, a sua alimentação preferida.
Avistar um lince-ibérico não será fácil certamente mas a fauna da Reserva Natural é muito diversificada, pelo que poderá observar outros mamíferos e vários tipos de aves de rapina, entre as quais se destaca o abutre-negro, cujas asas abertas chegam atingir mais de três metros.
A Reserva Natural situa-se entre as vilas de Penamacor e do Sabugal, numa zona pouco habitada de vegetação abundante, em que predominam os matos de urze e giesta que espalham os seus aromas pelo ar. Por aqui passam diversos cursos de água como os Rios Coa e Bazágueda e a Ribeira da Meimoa, onde encontrará diversas praias fluviais ideais para uns momentos de lazer.
Para melhor conhecer a área, siga um dos percursos pedestres propostos pelos Serviços do Parque, e se tiver energia opte pelas atividades mais radicais como a BTT ou a canoagem.
Caraterísticas e Serviços:
Roteiros sinalizados
Área do parque : 16.347 ha
Altitude : Máx – 1.078m; min – 425m
Alojamento disponível