Home » Aldeias de Montanha, Vide entre Vinhas

Vide Entre Vinhas

599 views Não Commentado
Vide Entre Vinhas (Celorico da Beira)

Vide Entre Vinhas (Celorico da Beira)

ConcelhoCelorico da Beira
DistritoGuarda

Freguesia situada a Sul de Celorico da Beira, confinada com as freguesias de S. Pedro, Vale de Azares, Cadafaz, Salgueirais e Cortiçô da Serra, com quem constitui o núcleo central do concelho.

Servida pela Estrada Nacional 17 no sentido de Coimbra. Distando 7 km da sede do concelho, a freguesia é constituída pelos aglomerados populacionais de Vide-Entre-Vinhas e Galisteu.

A sua designação dever-se-á ao facto se ser um lugar abundante em vinhas. Talvez daqui viesse o vinho que deu fama a Celorico… Porém, na antiguidade foi uma fortaleza, já que o Penedo Gordo teria sido um castro.

No lugar da Quintã existem as ruínas dum antigo convento ou Igreja, tendo aí origem a povoação. Existem porém outras ruínas, de uma Igreja de Santa Apolónia, no lugar com o mesmo nome, e nos limites do Souto da Póvoa sepulturas antigas.

O Penedo do Bico e o Penedo Gordo constituem dois lugares de onde se pode admirar uma bela paisagem, até onde a vista alcança, ou então auxiliado com uns binóculos avistar terras de Celorico, Trancoso, Mangualde, Gouveia e Guarda.

Situada num planalto, é uma aldeia rica em tradições, cuja economia das suas gentes assenta na produção agrícola, no tradicional queijo de produção artesanal, criação de animais, produção artesanal, criação de animais, produção de batata, feijão, cebola e vinho.

Esta freguesia de duas centenas de habitantes é dinâmica e viva, com reflexo no seu Rancho Folclórico. Constituindo primariamente um grupo de cantares, a ele se foi associando gente de todas as idades, até que a ideia de constituir um rancho surgiu e se concretizou. Orgulho dos seus naturais, o rancho, conta com perto de cinquenta elementos, que executam uma dúzia de danças e na sua agenda não faltam compromissos.