Home » Guarda

Visitar Guarda

2.368 views Não Commentado
Sé Catedral da Guarda

Sé Catedral da Guarda

Na cidade mais alta de Portugal um ar de montanha, leve e saudável, corre por entre as ruas medievais a que o granito dá nobreza e uma cor morena.

É essa a cor da Sé Catedral. Alta, imensa e imponente, tem aspeto de fortaleza com as possantes torres erguendo-se como símbolo de defesa da fé e do território. E se o exterior nos impressiona pela inspiração do desenho e da decoração gótica, lá dentro surpreende pela esmagadora altura das naves e um enorme retábulo todo esculpido em pedra.

Cá fora, na praça, as arcadas quinhentistas albergam cafés onde podemos descansar e ver como pulsa o coração da cidade. Daqui partem ruas estreitas de palácios em granito e casas antigas com janelas góticas e gárgulas nos beirais. Todo o centro histórico está protegido por muralhas, portas e torres medievais que chegaram até aos nossos dias quase intactas.

Junto às muralhas situa-se a Judiaria. A maioria das construções remonta à Idade Média, conservando símbolos gravados na pedra e a arquitetura original com duas portas – uma estreita para acesso ao piso superior residência da família, e outra mais larga para a loja no piso térreo, já que a maioria dos judeus se dedicava ao comércio.

A visita não ficará completa sem uma passagem pelo Museu da Guarda instalado no antigo Paço Episcopal, pela Igreja da Misericórdia de interior barroco e pela Igreja de São Vicente com notáveis painéis de azulejos. Fora do centro urbano, a Capela de Nossa Senhora do Mileu, em estilo românico, é um dos monumentos mais antigos, anterior ao século XII.

Torre Serra da Estrela

Nas proximidades:

Serra da Estrela, situada nas imediações, influencia a qualidade do ar que aqui se respira, que pela sua pureza foi distinguido pela Federação Europeia de Bioclimatismo. A montanha atinge os 1993 metros no ponto mais alto e pode ser visitada de carro, ou seguindo os trilhos pedestres do Parque Natural para a conhecer em mais detalhe.

Outras sugestões para passeios nas redondezas são as Praias fluviais de Aldeia Viçosa e Valhelhas ideais para os dias de verão, ou as Aldeias Históricas, que se distribuem por esta região.

Não deixe de…

  • percorrer as ruas da Judiaria e descobrir os símbolos hebraicos gravados na pedra
  • visitar a catedral
  • descansar numa esplanada sob as arcadas quinhentistas da Praça Velha
  • subir à Torre de Menagem do castelo para apreciar a vista sobre a cidade e a serra

A conhecer:

  • Sé Catedral da Guarda
  • Museu da Guarda
  • Igreja da Misericórdia da Guarda
  • Igreja de São Vicente – Guarda
  • Capela de Nossa Senhora do Mileu – Guarda

Aqui perto:

Veja também:

ConcelhoGuarda 
Distrito:    Guarda
 
Freguesias: (43) Adão – Aldeia Viçosa – Aldeia do Bispo – Alvendre – Arrifana – Avelãs da Ribeira – Avelãs de Ambom e Rocamondo – Benespera – Casal de Cinza – Castanheira – Cavadoude – Codesseiro – Corujeira e Trinta – Faia – Famalicão – Fernão Joanes – Gonçalo – Gonçalo Bocas – Guarda – Jarmelo São Miguel – Jarmelo São Pedro – João Antão – Maçainhas – Marmeleiro – Meios – Mizarela, Pêro Soares e Vila Soeiro – Panoias de Cima – Pega – Pera do Moço – Porto da Carne – Pousade e Albardo – Ramela – Rochoso e Monte Margarida – Santana da Azinha – Sobral da Serra – Vale de Estrela – Valhelhas – Vela – Videmonte – Vila Cortês do Mondego – Vila Fernando – Vila Franca do Deão – Vila Garcia.

   
Booking.com