Zezere
Comum a este grupo de seis aldeias é a sua implantação nas proximidades de uma margem do Rio Zêzere
A acompanhar o rio Zêzere
Álvaro, Barroca, Janeiro de Baixo e Janeiro de Cima, Mosteiro e Pedrógão Pequeno são as seis aldeias deste agrupamento de casas em que o xisto é material dominante e se mantém a harmonia entre o património religioso e o rural, se acompanha os ciclos agrícolas, se respeitam penedos, vales e ribeiras, se unem as duas margens de um rio num barco a remos, se ocupa com entusiasmo o tempo de lazer e se ouve e vê a banda passar.
Em Janeiro de Cima, encontra um refúgio natural cheio de tradição para desfrutar de uns belos dias de descanso.
Zezere [ 6 aldeias de xisto]
Junto ao Tejo-Ocreza
Água Formosa, a que fica mais no centro do próprio país. Figueira, onde se chega pelo cheiro a pão quente do forno comunitário e se está numa aldeia rural com feno, horta e gado. Martim Branco, onde o pão também tem lugar de destaque e o xisto convive com o granito para manter a qualidade das casas. Sarzedas, a única aldeia distinguida com título nobiliárquico.
p>
Tejo-Ocreza [ 4 aldeias de xisto]
Da Serra da Lousã
Junto à Lousã, destacam-se Talasnal e Casal de São Simão. Mas pelas doze aldeias estão distribuídas a simpatia, a densa natureza, o Ecomuseu de Aigra Nova, o castelo de Casal Novo, a maior altitude em Aigra Velha (a 770m), o rebanho e o casal de habitantes do Chiqueiro, a proximidade das praias fluviais desde Comareira, as pedras esculpidas de Gondramaz ou a Pena, que se eleva abrigada dos penedos. Candal é das mais visitadas e tem uma Loja Aldeias do Xisto; Cerdeira é lugar de criação artística e Ferraria de São João aposta na vivência ativa ao ar livre.
Serra da Lousã [ 12 aldeias de xisto]
- Aigra Nova
- Aigra Velha
- Candal
- Casal de São Simão
- Casal Novo
- Cerdeira
- Chiqueiro
- Comareira
- Ferraria de São João
- Gondramaz
- Pena
- Talasnal
Da Serra do Açor
Começando pelas aldeias mais a norte, que são cinco, encontramos a já referida Aldeia das Dez; Benfeita e a sua torre sineira da paz; Fajão com os seus penedos de quartzito a lembrar castelos; Sobral de São Miguel, considerado “o coração do xisto”; Vila Cova de Alva, aldeia com janelas manuelinas e diversos monumentos.
Serra do Açor [ 5 aldeias de xisto]