Home » Aldeias de Montanha, Algodres

Algodres

636 views Não Commentado

Brazão  Algodres  Aldeias de MontanhaÉ a vila de Algodres, uma linda e graciosa povoação. Assente no cume da serra do seu nome, a altitude de 700 metros, contemplando donairosa, dominadora e senhoril, como uma rainha soberana, as povoações circunjacentes, suas vassalas, é ela, ainda hoje, que dá o nome de toda a região.

Concelho: Fornos de Algodres
Distrito:    Guarda

Pouco se sabe da sua origem; o mais curial e lógico será atribuir-lhe origem romana, porque, segundo o padre Luiz Cardoso, no seu Dicion. Chor., teria derivado o nome da palavra latina Algodrium.

Não sabemos se Algodres teve castelo como Celorico, Linhares, Aguiar e Trancoso; existe a tese de que o houve e de que, com a pedra das ruínas dele se construiu a Igreja da Misericórdia; e, com efeito, ainda hoje se dá aquela designação a uma casa situada junto deste templo. Mas se o não teve, a verdade é que também não precisava, pois, de facto, era já, de si mesma, pela sua situação, uma fortaleza difícil de acometer.

Pela agrura e elevação do terreno em que assenta, servir-lhe-ia de castelo e de atalaia o próprio monte e de muralha inexpugnável, a sua intransponível Barroca.

É constituída pelos lugares de Algodres, Furtado e Rancozinho.