Home » Aveiro, Museus, Monumentos e Sítios

Igreja da Misericórdia de Aveiro

453 views Não Commentado
Igreja da Misericórdia de Aveiro

Igreja da Misericórdia de Aveiro

O projecto inicial (1585) é atribuído ao arquitecto italiano Filipo Terzi, embora a sua construção, com base no referido plano, só viesse a terminar em 1653 sob a direcção do mestre português Manuel Azenha.

Na fachada, entre o revestimento de azulejos do séc. XIX, sobressai grandioso portal de feição clássica, com posterior ornamentação barroca, em pedra de calcário. Na parte inferior, entre as quatro colunas coríntias encontram-se nichos com imagens. Na parte superior, as figuras foram substituídas por janelas, pontuando a meio a imagem em pedra de Nossa Senhora da Misericórdia. Rematam o templo o escudo régio, a Cruz de Cristo e uma esfera armilar.

No interior reflecte-se uma grandeza rígida, onde a nave é comprida e de grande altura e sobressaem azulejos de padrões do séc. XVI. Na capela-mor merece atenção a abóbada apainelada, de pedra de Ançã, material abundante na região, utilizado em muitos monumentos desta parte de Portugal. Repare-se ainda no retábulo, muito interessante por reproduzir o desenho e a decoração do portal da fachada do templo.

Morada:
Rua de Coimbra, 27
3810-086 Aveiro

Acessibilidade:

Percurso acessível até à entrada:
  • Total
Circulação acessível no espaço interior:
  • Parcial

VISITAR AVEIRO

   
Booking.com