Home » Aveiro

Visitar Aveiro

1.627 views Não Commentado

Ao visitar Aveiro descobrimos uma paisagem com marca de água.

Aveiro

Aveiro

Junto ao mar e à ria, Aveiro é atravessada por uma rede de canais por onde passeiam barcos moliceiros. Estas embarcações, esguias e coloridas, serviam para recolher algas e sargaço, e hoje em dia são usadas em passeios turísticos. Fazer a visita a pé também não implica demasiado esforço já que a cidade é plana, e quem gosta de pedalar pode optar pelas ”bugas” – as bicicletas de utilização gratuita disponibilizadas pela Câmara Municipal de Aveiro.

Aveiro possui um conjunto de edifícios em estilo “Arte Nova” que vale a pena apreciar. Grande parte está situada junto ao canal principal, mas existem alguns fora das rotas tradicionais e até noutras localidades. A localização dos edifícios está indicada no roteiro disponível no Posto de Turismo e podemos ficar a conhecer ainda melhor este estilo no Museu que lhe é dedicado.

Outro local a visitar obrigatoriamente é o Museu de Aveiro instalado no Convento de Jesus, onde podemos admirar o Mausoléu da Princesa Santa Joana e a talha dourada que decora o interior da igreja. Também a vamos encontrar em profusão no interior da Capela do Senhor das Barrocas e com menos exuberância na Igreja da Misericórdia, cujo portal maneirista merece destaque. Já aqueles que apreciam arquitetura contemporânea portuguesa não devem perder os edifícios da Universidade.

Emblemático da cidade é o doce confecionado com ovos e açúcar – os “ovos moles” que são vendidos em barricas de madeira ou envoltos numa crosta de massa de hóstia com diversos formatos. Mas antes da gulodice, podemos confortar o estômago com as delícias que o mar oferece como o marisco, o peixe fresco grelhado ou em caldeiradas e as enguias características desta região, que são servidas em caldeirada ou escabeche.

Nas proximidades
Nas redondezas há vários lugares que vale a pena conhecer. Podemos atravessar a Ria de barco, passando por entre as salinas e admirar a brancura do sal, que na época de verão forma pirâmides a secar ao sol. Do outro lado, a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto fica a cerca de 15 minutos e possui praias quase selvagens.

Aqueles que preferem mais animação podem tomar a direção Sul até à Praia da Barra, onde se encontra o mais alto farol do país, ou à Costa Nova, conhecida pelos palheiros às riscas. Bem perto fica Ílhavo, cidade de fortes tradições pesqueiras bem documentadas no seu Museu Marítimo.

Não deixe de…

  • Fazer um passeio de moliceiro nos canais da Ria
  • Percorrer a cidade de “buga”
  • Experimentar os deliciosos ovos moles
  • Seguir o Roteiro Arte Nova
  • Admirar a talha dourada da Igreja do Convento de Jesus

A conhecer…

   
Booking.com