Home » Aveiro, Museus, Monumentos e Sítios

Museu de Aveiro

946 views Não Commentado
Museu de Aveiro

Museu de Aveiro

O Museu de Aveiro está instalado no antigo Convento de Jesus, da Ordem Dominicana feminina, em Aveiro.

No contexto da reforma liberal, em 1874, data da morte da última religiosa, o convento dominicano de clausura é extinto e, em 1882, o edifício é entregue à Ordem Terceira Dominicana que o transforma em Colégio de Santa Joana. Com o advento da República, em 1910, o colégio é extinto e a Igreja de Jesus e área contígua, é decretada monumento de interesse nacional. Em 1911, o Museu de Aveiro é instalado no Convento de Jesus e em 1912 é criado legalmente pela Portaria de 16 de Junho.

Ao longo do séc. XX, o Museu de Aveiro foi alvo de diversas intervenções. Em 2006, iniciaram-se as suas mais recentes obras de ampliação e requalificação, co-financiadas pelo Plano Operacional da Cultura, que culminaram em 2008, com a apresentação renovada da Exposição Permanente.

Esta apresenta obras de Pintura, Escultura, Talha, Azulejo, Ourivesaria e Têxteis, dos sécs. XIV-XV ao séc. XIX, provenientes de conventos extintos de Aveiro e de outras regiões do país. Da colecção do Livro Antigo e dos Manuscritos, documentos da fundação do convento e da vida da Princesa Santa Joana, filha de D. Afonso V, figura incontornável na história do convento, onde ingressou em 1472 e morreu em 1490.
Do acervo do Museu constam ainda as colecções de Cerâmica, Vidros, Metais e a Arqueologia.

Caraterísticas e Serviços:

  • Visitas Guiadas
  • Cafetaria
  • Lojas

Horários:

10h00 – 12h30 / 13h30 – 18h00 (3ª Feira a Domingo) Encerra: 2ª Feira, 1 de Janeiro, Domingo de Páscoa, 1 de Maio e 25 de Dezembro

Acessibilidade:

Percurso acessível até à entrada:
  • Total
Circulação acessível no espaço interior:
  • Parcial
Acessibilidade a áreas/serviços:
  • Instalações sanitárias
Produtos /serviços de apoio disponíveis:
  • Incapacidade visual

Veja também:

VISITAR AVEIRO

   
Booking.com