Home » Algarve

Algarve

Foi daqui que os Portugueses partiram ao encontro de outros povos e culturas no século XV… e é no Algarve que recebemos grande parte dos que nos visitam sempre com boa disposição. Até no clima, ameno e com muito sol ao longo de todo o ano!

REGIÕES DE PORTUGAL: Porto e NorteCentroLisboaAlentejoAlgarveAçoresMadeira

1 DISTRITO A VISITAR NA REGIÃO: Algarve

Faro |

A região costeira sul é um conhecido centro de turismo, sendo escolhido como destino de férias tanto por estrangeiros como pelos portugueses. Um clima ameno ao longo do ano, uma linha costeira de esplêndidas praias banhadas pelas quentes águas do Mediterrâneo e todos os tipos de alojamento e diversões para os turistas são responsáveis por este fenómeno, mas ainda se pode fugir às multidões e ir ver pitorescas aldeias de pescadores ou as serras no interior, com o seu modo de vida rural e vegetação selvagem.

Foto: Hélio Ramos

E também com praias de excelente qualidade. Areais a perder de vista, limitados por falésias douradas, ilhas quase desertas que marcam a fronteira entre a Ria Formosa e o mar, ou baías pequenas, aconchegadas pelas rochas. O oceano em todos os tons de azul, quase sempre calmo e cálido, convida a banhos prolongados e à prática de desportos náuticos.

Para os que procuram animadas estâncias à beira-mar, FARO, capital de distrito, Portimão, Albufeira ou a sofisticada Vilamoura, com os seus luxuriantes campos de golfe, são boas escolhas.

Se preferir sítios mais tranquilos, dirija-se à costa ocidental, virada para o Atlântico, onde vilas como Aljezur ainda oferecem extensas praias desertas, ou visite Olhão, com a sua atarefada faina de pesca e mercado, ou a bonita e típica vila de Alcoutim, perto do Alentejo e de Espanha.

A maior parte das vilas e aldeias ainda conservam vestígios dos cinco séculos de domínio árabe, visíveis nas ruas estreitas e no estilo das casas, quase todas exibindo as famosas chaminés de desenhos geométricos caiadas de branco.

Há ainda a serra. Onde as pessoas vivem em harmonia com a Natureza e mantêm tradições que gostam de partilhar. E as cidades. Silves conserva vestígios do passado árabe e Lagos da época dos Descobrimentos. Mais cosmopolitas, Portimão e Albufeira vivem dia e noite cheias de animação. Faro é a porta de entrada da região e Tavira uma montra da arquitetura tradicional.

Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines

Photo: Igreja Matriz de São Bartolomeu de Messines © Turismo do Algarve

Para relaxar, muitos campos de golfe premiados internacionalmente. Ou vários tipos de tratamentos nos spas e centros de talassoterapia e nas Termas de Monchique. E hotéis, aldeamentos, resorts, dos mais simples aos mais sofisticados. Uma panóplia variada que tem em comum um gosto genuíno de bem receber.

Vila Sol Golfe | Algarve

Photo: Vila Sol Golfe, Algarve © Vila Sol Golfe

Trilhos para seguir a pé ou de bicicleta dão a conhecer a região, como a Via Algarviana pelo interior ou a Rota Vicentina por um dos trechos de costa mais bem preservados da Europa. E os passeios de barco são outra forma ecológica de observar a fauna e a flora.

Photo: Rota Vicentina

À mesa destacam-se peixes frescos e mariscos, grelhados ou em cataplanas. E os doces de amêndoa e figo… ou o licor de amêndoa amarga e a aguardente de medronho. São como que um pouco do sol do Algarve que podemos trazer connosco.