Home » Castelo Branco

Visitar Castelo Branco

2.187 views Não Commentado

Nem demasiado grande, nem muito pequena, Castelo Branco é uma cidade à medida humana que vale a pena conhecer. Damos algumas sugestões, mas a descoberta deve ser feita ao ritmo de cada um, espreitando cantos e recantos, nem sempre conhecidos dos turistas.

Castelo Branco

Castelo Branco (Jardim do Paço)

A visita tem início na (ou Igreja de São Miguel) e prossegue no Museu Francisco Tavares Proença Júnior. É aqui que podemos admirar as colchas de Castelo Branco em linho bordado à mão a fio de seda de várias cores que provam a habilidade das artesãs da região.

O Museu está instalado no edifício do antigo Paço Episcopal cujos Jardins são o ex-libris da cidade. De traçado barroco, combinam fontes, lagos e cascatas, mas são sobretudo conhecidos pelas estátuas dos reis de Portugal que ornamentam as escadarias. E ao olharmos com mais atenção reparamos que três têm dimensões menores que as restantes… são as que representam os reis espanhóis que governaram o país entre 1580 e 1640. Uma forma irónica de afirmar a nossa independência!

Do outro lado da rua, a antiga horta do Palácio deu origem ao Parque da Cidade, espaço de lazer que para além de fontes e espelhos de água, conserva canteiros de produtos hortícolas e ervas aromáticas a lembrar a sua antiga função. Bem perto fica o Museu de Arte Sacra instalado no Convento da Graça, outra visita a não perder.

A Praça de Camões ou Praça Velha é o centro da cidade antiga. As fachadas de alguns edifícios têm marcas gravadas na pedra como a esfera armilar nos Paços do Concelho ou a Cruz de Cristo no antigo Celeiro da Ordem de Cristo. E nas casas das ruas adjacentes, como a Rua Nova ou a dos Peleteiros descobrimos mais traços medievais. Este caminho, subindo a encosta leva-nos ao castelo, o melhor miradouro da cidade.

As atrações mais recentes da cidade não podem ficar esquecidas: arquitetura moderna do Centro Cívico, ou o Museu Cargaleiro com um grande acervo da obra deste pintor. Para relaxar um passeio de barco na Lagoa do Parque Urbano ou um mergulho na Piscina-praia, se for verão, proporcionam momentos muito agradáveis.

Nas proximidades:

Nas redondezas, vale a pena conhecer o Geoparque Naturtejo, um território preservado onde se conservam diversas espécies de fauna e flora. Aqui ainda se encontra um modo de vida tradicional ligado à agricultura e ao meio rural; a oportunidade de experimentar os produtos da região como o mel, os enchidos e o queijo de cheiro intenso, justamente designado como de Castelo Branco.

Não deixe de…

  • passear nos Jardins do Paço episcopal
  • admirar as colchas de Castelo Branco
  • subir ao castelo e admirar a vista

A conhecer:

  • Igreja de São Miguel Matriz de Castelo Branco
  • Museu de Francisco Tavares Proença Júnior
  • Jardim do Paço Episcopal

Aqui perto:

  • Geopark Naturtejo

Ver também:

  • Colchas de Castelo Branco
ConcelhoCastelo Branco
Distrito:    Castelo Branco

Freguesias: (19) Alcains – Almaceda – Benquerenças – Castelo Branco – Cebolais de Cima e Retaxo – Escalos de Baixo e Mata – Escalos de Cima e Lousa – Freixial do Campo e Juncal do Campo – Lardosa – Louriçal do Campo – Malpica do Tejo – Monforte da Beira – Ninho do Açor e Sobral do Campo – Póvoa de Rio Moinhos e Caféde – Salgueiro do Campo – Santo André das Tojeiras – São Vicente da Beira – Sarzedas – Tinalhas.

   
Booking.com