Aldeias de Montanha
Bem-vindo às aldeias rodeadas de vales, onde viviam homens e mulheres da montanha habituados a transpor obstáculos para sobreviver, que aproveitavam a terra e se agasalhavam com casacos de lã retirada do gado que ali apascentavam, se alimentavam de enchidos e do famoso queijo da Serra, que tantos visitantes ainda atrai ao lugar.
Na Região de TURISMO DA SERRA DA ESTRELA – A rede de Aldeias de Montanha que partilha a identificação com a Serra da Estrela, integra 41 aldeias de nove municípios.
São os concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela:
- Alvoco do Serra
- Cabeça
- Fontão
- Lapa dos Dinheiros
- Loriga
- Póvoa Velha
- Sabugueiro
- Sazes da Beira
- Teixeira
- Valezim
- Vide
e os outros concelhos com forte ligação à Serra da Estrela nomeadamente:
A localização privilegiada destas freguesias, que se encontram alojadas em vales cavados por rios e ribeiras, que têm as suas nascentes no alto da serra, estas “aldeias” são, sem dúvida, palco para um encontro privilegiado com as maravilhas naturais, e com as populações, que mantêm ainda hoje as tradições de sempre.
Os Caminhos de Montanha são únicos. E não é apenas um exercício de retórica, porque os percursos pedestres foram traçados em zonas de diversidade única.
É possível experimentar climas com características que vão do Mediterrâneo às regiões Alpinas. O relevo é vigoroso, mas as paisagens são inspiradoras. A flora e fauna selvagem reservam muitas surpresas. Tudo isto sem falar nas aldeias que preservam estilos de vida ancestrais.
A Gastronomia de Montanha é reconhecida como uma parte significativa da herança, identidade e património cultural português, integrando realidades e conhecimentos diversificados, expressos na utilização e gestão sustentável de recursos naturais, no equilíbrio do regime produtivo e alimentar, num estilo de vida e manifestações dissociabilidade que constituem uma herança dos povos de Montanha, ainda que adaptada às características de cada região.